Sustentabilidade – como usar a madeira plástica em sua casa!

Tempo de leitura: 2 minutos

Madeira Plástica - Madeireira Andrade - Paracatu MG

Como substituta da madeira convencional a madeira plástica tem se revelado de alta utilidade, tanto por sua aplicabilidade nos mesmos usos da madeira tradicional, quanto pela ajuda que presta à redução do desmatamento e da poluição.

Em termos de custo, se considerarmos a madeira comum e devidamente legalizada, é equivalente e se revela até mais vantajosa ao longo de sua vida útil, maior que a da madeira convencional, já que sua composição é à base de plásticos que, como sabemos, levam dezenas de anos para se decomporem na natureza. As madeiras plásticas também são resistentes ao desgaste natural, não absorvem umidade sendo, também, resistentes a pragas como fungos e cupins. A madeira plástica pode ser pintada, mas existe a opção de ser pigmentada durante o processo de fabrico, dispensando pintura. Não precisa ser envernizada.

As matas e as florestas são de extrema importância para o equilíbrio ecológico do planeta, especialmente para o bom funcionamento climático. Nesse âmbito, a madeira plástica é uma boa alternativa para substituir a madeira, reduzindo sua exploração.

É resistente a diversos produtos químicos agressivos, como os ácidos e os álcalis (como a soda cáustica), assim como a muitos solventes tanto de uso doméstico quanto profissional, como o aguarrás. Tal característica permite sua limpeza com simples água e sabão ou qualquer detergente, tanto industrial quanto doméstico.

Madeira Plástica - Madeireira Andrade - Paracatu MG

Alta resistência superficial à chuva e humidade (contrariamente à madeira), permitindo ser enterrada, por exemplo, sem grandes cuidados com proteção. Este tipo de material pode ser aplicado nos inúmeros usos aos quais se destinam as madeiras convencionais. A madeira plástica pode ser usada em decks, piers, pergolados, revestimentos, móveis, pallet e caxepôs já que sua textura e aparência são idênticas às da madeira natural. Por sua maior maleabilidade não é indicado para telhados ou estruturas que tenham que suportar muito peso.

Madeira Plástica - Madeireira Andrade - Paracatu MG

Quanto à sua tratabilidade e aplicabilidade é semelhante a das madeiras comuns, porém, como seu desgaste é menor, seu emprego rende resultados muito satisfatórios em locais ao ar livre que sofrem ação do sol, chuva, vento etc.
Então, como você já obteve as informações da madeira plástica para a sua casa, agora é só seguir essas dicas para que você consiga fazer a melhor escolha para sua casa e vir a Madeireira Andrade para ver os modelos disponíveis para você!
Clique e preencha o formulário e agenda uma visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *