04 dicas de como escolher as portas de madeira ideais para sua casa

Tempo de leitura: 4 minutos

Na hora de decorar a casa, é normal que a porta não receba tanta atenção comparada a outros móveis e objetos, e que acabem sendo escolhidas as tradicionais.

No entanto, elas são essenciais para o dia a dia de uma casa, afinal trazem segurança ao ambiente, interagem com a decoração e podem trazer mais privacidade ao ambiente.

É sempre uma grande dificuldade escolher as portas adequadas para sua casa. Mas a escolha deve variar de acordo com o ambiente, espaço e posicionamento.

Na hora de escolher as portas ideais para sua casa você deve ficar atento ao posicionamento que elas vão estar. A ideia é que elas possam aproveitar a luz do ambiente externo para que você consiga economizar energia e ainda arejar o ambiente.

As portas mais comuns são as de madeira que abrem pra dentro, chamadas de porta de abrir. Mas se você quer aproveitar o máximo o espaço, a dica é porta de correr. Esse tipo de porta funciona por meio de deslizamento da porta através de roldanas na parte superior, deslizando juntamente a parede. Deixa o ambiente mais espaçoso, claro e iluminado. As portas pivotantes adicionam estéticas e elegância a entrada da casa, parte da porta é projetada para fora, o que permite a escolha de modelos maiores e com design mais arrojado. O funcionamento da porta pivotante é similar ao da porta de abrir, mas ela não utiliza dobradiça, mas um pino, o pivô, em cima e embaixo da porta.

Clique aqui e leia nosso artigo!
Se for uma porta para a entrada, são recomendadas portas maciças por serem mais seguras e resistentes a impactos, como sol e chuva, desde que devidamente tratadas.

Porta maciça - Madeireira Andrade - Paracatu

As portas sólidas, outro tipo muito recomendado, são bastante seguras, mas não podem ser usadas em áreas externas descobertas por serem mais sensíveis à chuva e ao sol. Você pode utilizá-las, por exemplo, em portas de entrada de apartamentos e de garagens cobertas. Além disso, as portas sólidas podem ter aspectos decorativos como frisos, apliques e rebaixos.
Porta sólida - Madeireira Andrade

Para porta dentro dos ambientes podem ser as semi ocas (portas ocas por dentro, tipo colmeia), essas tendem a ser portas leves. Esse tipo de porta também podem contar com aspecto decorativos como frisos, apliques e rebaixos.
Para instalar a folha de porta, você precisará  de 1 jogo de batentes ou potal, 1 kit de dobradiças, fechadura adequada ao tipo de ambiente, 1 jogo de guarnição ou alisar para dar acabamento em volta do batente, além de verniz ou tinta. A dica é pintá-las com cores claras, pois esses tons facilitam na hora de decorar a casa como um todo.

Porta semi-oca de madeira - Madeireira Andrade - Paracatu

 

 

E atenção!

atenção

Recomenda-se que a instalação seja feita por um profissional, por ser um produto que demanda conhecimento técnico e ferramentas apropriadas.

Uma das vantagens de uma porta de madeira é porque é considerada ótima opção para o isolamento térmico.

Agora, segue 04 dicas para saber como escolher sua porta ideal:

1º – Contrate um bom marceneiro, ele irá apoiá-lo na decisão. Mas se você consegue fazer todos os passos abaixo sozinhos, não precisará contratar um marceneiro antes;

2º – Verifique o local ideal aonde será instalada a porta, independentemente se será para porta de correr ou porta de abrir ou pivotante;

3º – Certifique-se do tamanho da porta, a altura e largura. Verifique também se você irá precisar de um portal, alisar, fechadura, dobradiça e verniz;

4º – Na loja de material de construção para escolher a sua porta. Na loja definirá se a porta será de madeira maciça ou sólida ou semi-oca, se terá detalhes que serão vantajosos para a sua casa ou não;

Após seguir esses passos, você terá informações necessárias para comprar a sua porta com segurança e tranquilidade!

Investir em sua casa para convidar seus amigos, realizar aquele encontro tão importante, e sem problemas a todo o momento, é o que qualquer pessoa deseja!

Porta de madeira - Madeireira Andrade - Paracatu

 

Então agora tenho um convite muito especial para você, conhecer a Madeireira Andrade com certeza que nós estaremos aqui para lhe ajudar a escolher a melhor opção para você e para sua casa!

Clique aqui e preencha o formulário, que entraremos em contato com você!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *