Qual a diferença entre MDF e compensado, tudo que você precisa saber

Tempo de leitura: 2 minutos

Sempre que alguém vai fazer um orçamento de móveis planejados sempre se depara com a questão: Quem tipo de material usar? Compensando ou MDF?

dúvidas

Para oferecer um trabalho de qualidade, é preciso saber quais materiais devem ser utilizados para a sua perfeita realização. É importante conhecer muito bem suas características.

Porém a maioria das pessoas não sabem a diferença desses materiais, para esclarecer algumas questões nós iremos te ajudar.

Compensado

Compensado - Madeireira Andrade - Paracatu

O compensado é produzido a partir de pequenos pedaços de madeiras que são prensados formando uma placa bastante resistente, mas não tão resistente quanto à madeira maciça.

A madeira compensada é largamente usada na construção de móveis, portas outros objetos de uso em casa. Tem como vantagem o custo que é bem mais em conta, mas o seu uso não pode ser feito em alguns casos onde a necessidade de maior resistência e aí o ideal é utilizar amadeira maciça.

Uma das maneiras em que pode ser encontrado é a de uma placa (de ótima resistência), geralmente no tamanho de 2.20 x 1.60. As madeiras utilizadas nos compensados em geral são pinho, cedro ou jequitibá.

O compensado existe dois modelos, sarrafeado e o laminado. Para manter as características originais da madeira recomendamos o compensado sarrafeado (cru), já que este material não passa por processos de trituração pelo qual passa o MDF. O compensado ainda apresenta:

  • Maior resistência à umidade;
  • Material mais leve (não necessita de ferragens especiais);
  • Maior aderência de pregos e parafusos;
  • Menor grau de empenamento.

Compensado laminado - Madeireira Andrade - Paracatu

O outro modelo de compensado é o laminado, tem na sua composição lâminas de madeira montadas de forma cruzada, essa lamina pode ter cores diferenciadas e proporciona maior resistência quando utilizado, por exemplo, como na prateleira, suportando assim mais peso do que o MDF, apresentando menor deformação.

MDF

MDF - Madeireira Andrade - Paracatu

O MDF é praticamente equivalente à madeira nas possibilidades de trabalhar a matéria-prima, com diversas possibilidades de cores e revestimentos.

Os painéis de MDF são placas grandes, geralmente com a dimensão de 2.75 x 1.84, o que permite cortes em qualquer sentido e apresentação de superfície lisa.

MDF - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

As vantagens do MDF:

– Comporta aplicação de todos os tipos de revestimentos, desde pintura/impressão até papéis impressos;

– É praticamente equivalente à madeira em termos de trabalhabilidade.

– Apresenta grande resistência e não sofre com a variação de temperatura.

– Ecologicamente correto: produzido com madeira reflorestada.

Desvantagens:

Assim como os demais painéis de madeira e como a própria madeira, é vulnerável a ambientes úmidos.

Em tais condições, superfície e topo devem ser recobertos ou protegidos.

 

Agora que você já compreendeu a diferença, tenho um convite muito especial para você, venha até a Madeireira Andrade que nós teremos um atendimento personalizado para sua construção ou reforma!

Clique aqui e preenche o formulário e agende sua visita!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *