Como escolher a fechadura ideal para sua porta!

Tempo de leitura: 4 minutos

Fechaduras são todas iguais? Não, não são.

FECHADURA - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

Com a função especial de garantir a segurança e beleza da sua casa, elas são encontradas em diferentes versões como as instaladas em cômodos internos e externos, as indicadas para banheiro, para portas pivotantes e de correr.

Design e acabamento normalmente são as primeiras coisas que o consumidor observa quando vai escolher fechaduras. Só que nem sempre a peça mais bonita é a mais adequada. Sem contar que alguns produtos podem parecer iguais a olho nu, mas ter diferenças internas de mecanismos e qualidade significativos.

Por isso, na hora de escolher qual produto adquirir, vale prestar atenção a alguns critérios que vão além da estética.

Por fim, antes de comprar, deve-se checar a espessura da porta onde a fechadura será colocada e, no caso de reposição, verificar a distância de broca (que vai do furo da maçaneta até a borda da porta).

Agora veja as diferenças das fechaduras para fazer a sua escolha.

Fechaduras internas

É indicada para os ambientes de dentro da casa, a fechadura interna não necessita de um sistema forte de segurança, por isso que sua chave não tem um segredo –  uma preocupação que deve estar presente mais em portas de entrada. Portanto, abuse dos designs com poder decorativo para dar um toque especial aos ambientes. Existem inúmeros modelos com acabamentos cromado, polido, latonado e escovado.

 

fechadura - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

Fechaduras de entrada ou externa

Por ser instalada na porta de entrada, essa fechadura possui um cilindro (mecanismo que permite a abertura e o fechamento da porta por meio do uso de chave com segredo) mais seguro, ante ao modelo interno. Escolha também entre os diferentes tipos de chave: simples com segredo ou tetra.

 

fechadura - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

Fechaduras de Banheiro

Por ser um ambiente interno e por não ter a segurança como prioridade, o banheiro pode ter uma fechadura fixa por dentro. Prático, o produto não exige que você coloque a chave no cilindro todas as vezes que precisar trancar a porta.

 

fechadura - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

Fechaduras para portas pivotantes

As portas pivotantes possuem uma característica única: para abrir, ela gira em torno de um mesmo eixo, como um rolete dentro da fechadura. Nesse modelo, o ideal é utilizar uma fechadura específica, cujo formato é composto por um trinco rolete – característica que garante o elo entre a porta e o batente. Para escolher o produto mais adequado para sua porta, analise o tamanho, o grau de segurança e os tipos de chave e de acabamento.

 

fechadura - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

Fechaduras para portas de correr

Conhecida por ter um trinco de tipo bico de papagaio, a fechadura para porta de correr conta com um gancho responsável pelo fechamento da porta. Os produtos possuem versões com tipos de chaves diferentes (simples ou tetra). O que vai determinar essa escolha é o lugar onde a fechadura será instalada.

 

fechadura - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

Fechaduras tubulares

Modelo com design arrojado, a fechadura tubular deve ser instalada em cômodos internos, sendo comumente encontrada em escritórios, a chave é na própria maçaneta. O produto possui um botão que, quando pressionado, tranca a porta.

 

fechadura - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

Fechaduras Perfil Estreito

Indicadas para porta de alumínio e de ferro, as fechaduras de perfil estreito são mais finas se comparadas a outros modelos (19mm, 21mm e 29mm). Por possuir tamanho de máquina (parte de dentro da fechadura) menor, recomenda-se que essa versão seja utilizada em ambientes internos que não necessitam de alto grau de segurança.

 

fechadura - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

 

Outro ponto importante, principalmente será irá trocar sua fechadura antiga, é analisar o tamanho da parte interna da fechadura (parte de dentro da fechadura, pode ser de 55mm, 45mm, 40mm, para checar se ela se adapta à espessura da porta. No caso de substituição, aproveite os furos já feitos escolhendo uma fechadura do mesmo tamanho. Também é possível escolher uma fechadura com o espelho mais largo para cobrir os furos antigos.

 

fechadura - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

 

As maçanetas da fechadura também terá que ser escolhida, tem a alavanca, bola e taco golf.

 

fechadura - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

 

 

Saiba mais sobre esses tipos e para conhecê-los e decidir o modelo ideal para o seu projeto, aproveite para vir a Madeireira Andrade que mostraremos tudo que você precisa!

Clique aqui e preencha o formulário, e agende sua visita agora!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *