Como instalar prateleiras como um marceneiro profissional

Tempo de leitura: 4 minutos

As prateleiras podem ser soluções rápidas e práticas para você organizar e também decorar ambientes, tanto da sua casa, como do seu trabalho.

 

PRATELEIRA - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

 

Pendurar algumas prateleiras nas paredes da sua casa pode, à primeira vista, parecer uma das tarefas domésticas do tipo “faça você mesmo” mais simples de se realizar sozinho, mas há vários desafios.

Entretanto, uma prateleira mal colocada pode render muita dor de cabeça, como por exemplo, levar todas as suas coisas ao chão quando você empilhá-las ou pode causar danos às suas paredes pela má instalação, afinal, um número grande de buracos feitos imprudentemente exigirão gastos com reparo.

Usando algumas ferramentas simples de carpintaria você consegue instalá-las sozinho e com segurança.

Agora vou lhe ajudar a obter os itens básicos que você precisará para instalar sua prateleira. São os itens:

  • 1 lápis;
  • 1 prateleira, pode ser em MDF, compensado, tábua ou madeira maciça;
  • 2 ou 3 suportes para cada prateleira, se sua prateleira for maior de 150cm é necessário colocar 3 suportes. Podem ser em formato de ‘L’ ou triangulares, verifique a necessidade da sua prateleira;
  • furadeira;
  • 1 broca (o tamanho dependerá da espessura dos parafusos que você vai usar);
  • 1 nível de bolha ou sensor de nível. É aquele instrumento para nivelamento de superfícies, para ter certeza que a prateleira está reta ou não; você pode substitui-lo por outra coisa que consiga verificar se a prateleira estará reta, como uma bolinha de gude ou até aplicativo de celular, muito utilizado hoje.

 

PRATELEIRA - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

  • 1 fita métrica ou trena;
  • parafusos;
  • 1 chave de fenda;

 

PRATELEIRA - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

 

Com esses materiais reunidos, agora é hora de você colocar as mãos na massa. E começar a tentar instalar suas prateleiras.

  1. Use uma fita métrica para medir a altura que você deseja que a prateleira seja instalada. Este é um passo bastante variável, pois vai depender da função que sua prateleira terá. Se você pretende colocar mais de uma, é importante pensar na localização de cada uma antes de começar, para ter certeza de que há espaço para todas.

PRATELEIRA - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

  1. Pegue sua prateleira e a encoste na parede, colocando o nível de bolha sobre ela até que consiga se certificar de que a bolha está dentro do nível. Se a bolha se desloca para a esquerda ou para a direita da marcação, então sua prateleira está torta.

PRATELEIRA - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

  1. Mantenha a prateleira na parede e pegue os suportes, colocando-os por baixo da prateleira. Talvez você vá precisar de um ajudante para não perder o nivelamento.
  1. Marque com o lápis uma linha sob a prateleira e, através dos furos do suporte, aonde você fará o furo na parede. Faça a marcação de todos os furos necessários antes de remover qualquer peça da sua posição. É importante que a distância entre os suportes seja suficiente para equilibrarem bem a prateleira sobre eles. Fique atento a isso.

PRATELEIRA - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

  1. Quando terminar, remova a prateleira e os suportes de encontro à parede.
  2. Faça um furo na parede usando a furadeira e a broca adequadas. Depois que terminar os furos, insira as buchas na parede. Em seguida, coloque os suportes de volta no lugar, certificando-se de que estão alinhados com a linha da prateleira e com os orifícios de entrada dos parafusos.

PRATELEIRA - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

  1. Insira os parafusos em cada um dos buracos feitos e verifique se o suporte ainda está alinhado. Se estiver tudo ok, aperte com a chave de fenda até o fim. Puxe o parafuso para garantir que as buchas se expandiram na parede, de modo que os parafusos não sairão da parede.
  1. Coloque a prateleira sobre os suportes e verifique o com nível de bolha se ela está nivelada. Para fixar as prateleiras, você pode usar parafusos ou cola. No caso da cola, use uma pequena quantidade sobre os suportes antes de posicionar a prateleira, deixando secar por cerca de 15 minutos para secar. Usando os parafusos, você deve fazer um furo de baixo para cima na prateleira. Depois, adicione os parafusos, apertando com a chave de fenda até que estejam bem fixados nos suportes.

PRATELEIRA - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

Dependendo do comprimento da prateleira, você terá que optar por usar três suportes em vez dos dois habituais. Recomendo que faça isso com prateleiras maiores que 150cm. No entanto, isso também pode mudar dependendo do que você pretende colocar sobre ela.

PRATELEIRA - MADEIREIRA ANDRADE - PARACATU

 

DICAS IMPORTANTES PARA SUA PRATELEIRA FICAR PERFEITA:

  1. Evite acidentes! Antes de furar a parede, certifique-se que no local não esteja passando tubulação de gás, canos de água e fios elétricos.
  2. Durante a instalação das prateleiras, sempre verifique o nivelamento.
  3. Cuidado com o excesso de peso! Se você colocar objetos pesados sobre as prateleiras convém verificar os suportes mais adequados para sustentação.

Agora que você já sabe instalar uma prateleira como um marceneiro, venha até a Madeireira Andrade e para conhecer os modelos disponíveis que temos e receber auxílio da nossa equipe.

 

Clique aqui e agende sua visita.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *